Hoje estive em um restaurante e, na hora de pagar a conta, fui direto ao caixa. Lá estavam distribuindo gratuitamente um livreto chamado Guia Gastronômico VIP Recife 2011, onde estão listados os principais restaurantes da cidade.
Comecei a folhear a publicação e, chegando a uma página com o título "legenda", tamanha foi a minha surpresa. O primeiro ítem é o símbolo internacional de acessibilidade
(aquele velho conhecido nosso, geralmente azul com a ilustração de uma pessoa em cadeira de rodas). A legenda para esse símbolo, no livreto, é: acesso para deficientes físicos. Ora, é fácil saber que essa nomenclatura está em desuso... a forma correta seria acesso a pessoas com deficiência. Como já mencionei em postagem anterior, a norma de acessibilidade é gratuita e fácil de ser encontrada. Nela podemos encontrar também as nomenclaturas e formas corretas de falar.
Além dessa "gafe", outra coisa muito me chamou atenção nesse guia. Nem todos os restaurantes apresentam o símbolo de acessibilidade em sua legenda. Ela aparece como um serviço extra, ou como um diferencial para o estabelecimento, e pelo que eu saiba, todo e qualquer local público deve ser acessível.
Saindo daquele local não me contive e logo localizei-o no livreto. Lá havia o símbolo de acessibilidade e observei que o acesso direto do restaurante e a área de mesas estavam parcialmente acessíveis. Algumas mesas não tinham espaço suficiente de circulação entre elas, mas como é uma questão de arrumação (de layout), essa área pode se tornar acessível. A rampa na entrada aparentemente estava com inclinação correta e a porta apresentava largura suficiente para passagem de uma pessoa em cadeira de rodas, porém o piso do estacionamento, por ser revestido em um tipo de pedra bastante irregular, dificultava bastante o acesso, além de não ter marcada uma vaga para pessoas com deficiência. O balcão caixa apresentava altura em torno de 1,10m e o cardápio nem as sinalizações possuíam inscrições em braille. E os banheiros? Até pra mim não estava adequado... eu teria que me "espremer" para consegui fechar a porta do box.
Enfim... o símbolo de acesso, neste restaurante, era apenas uma rampa no acesso principal. Da mesma forma isso deve acontecer em vários outros restaurantes com a mesma classificação no tal guia vip.
Agora me respondam os que fazem essa classificação nos estabelecimentos... desde quando isso é acessibilidade?


Comentários
Parabens Barbinha !
bjsssssssssss,
George
Beijos
Deb