Alguns de vocês talvez já tenha escutado falar sobre turismo acessível. Infelizmente isso tem sido uma novidade... por outro lado, graças a Deus esse mercado acordou e percebeu que investir no consumidor com deficiência pode trazer lucros ainda maiores!
Talvez eu nunca tivesse escutado algo sobre a cidade de Socorro-SP se esta não tivesse se tornado o primeiro destino turístico adaptado às pessoas com deficiência.
Dizem que tudo começou a partir de um hotel fazenda da região. O proprietário tinha um grande amigo e frequentador assíduo de suas instalações que, devido a um acidente, ficou paraplégico. Decepcionado pela condição do hotel que dificultava (e muito) a visita de seu amigo, o dono resolveu adequar seu hotel para continuar recebendo o rapaz, e então cadeirante.
As adequações começaram e o hotel passou a ser totalmente acessível, e passou a receber cada vez mais pessoas com deficiência. A cidade percebeu que um novo público em potencial estava se formando e começou a se adequar também. Uma loja fez uma rampa aqui, outra loja ali, a prefeitura reformou as calçadas e assim começou a história...
A missão da cidade é se tornar plenamente acessível, adotando um plano de ação que atenda às reais necessidades das pessoas com deficiência. A estratégia é tornar acessível atividades como hotéis, pousadas, restaurantes, bancos, lojas, pontos turísticos, correios, farmácias, supermercados, hospitais... enfim, todos os seguimentos de comércio e serviços. Para isso é necessário um trabalho de conscientização e incentivo para envolver toda a população local.
Hoje já é possível às pessoas com deficiência realizar atividades como rafting, trilhas, passeios de carroça, charrete, ciclismo, tirolesa... tudo com equipamentos desenvolvidos especificamente para atender às necessidades desse público. A pessoa com deficiência pode ainda andar a cavalo em celas especiais e uma criança em cadeira de rodas, por exemplo, utilizar um balanço sem sair da cadeira. Tudo isso com uma equipe de condutores e monitores devidamente treinados e capacitados para lidar com essas especificidades.
Passeio de charreteBicicleta adaptada
Passeio de Carroça
Balanço adaptado para cadeira de rodas
Agora a minha missão é consegui levar meu tio Mano lá. Imagina como ele vai ficar feliz em participar de atividades que sempre pensou ser impossíveis pra alguém numa cadeira de rodas?






Comentários